©  2017 Copyright by IGCC | Desenvolvido por JD INFO ONLINE

O que é colonoscopia?


Trata-se de exame para avaliar o intestino grosso (cólon) por meio de um tubo flexível. É empregada para identificar causas de sangramento pelo reto, alteração do funcionamento intestinal, dor abdominal persistente e prevenção do câncer do intestino grosso e reto.

É necessário preparo?


Para que o exame seja preciso e mais confortável é necessário que o intestino esteja limpo e o preparo será realizado no domicílio. Para exames realizados à tarde, inicia-se com dieta líquida na véspera. Na manhã do exame, o paciente ingere laxante. Detalhes do preparo são obtidos por ocasião do agendamento ou neste site. É importante que o paciente comunique previamente à equipe qualquer antecedente de alergias, doenças cardíacas ou pulmonares assim como medicamentos em uso. A maioria dos medicamentos pode ser utilizada regularmente mas alguns devem ser suspensos temporariamente como AAS, anticoagulantes (marevan, heparina), clopidogrel, insulina e ferro.

O que acontece durante o exame? 


O exame é realizado com o paciente deitado sobre seu lado esquerdo e dura em média 20 minutos. É realizada sedação venosa e o endoscópio é introduzido por todo o intestino grosso. A Clínica IGCC dispõe de equipe de anestesistas para o acompanhamento durante o exame. Pode haver desconforto secundário à distensão do intestino com ar. Durante o exame podem ser colhidas biópsias assim como a remoção de pólipos. A remoção de pólipos é passível na maioria dos casos e efetivamente previne a ocorrência de câncer do intestino.

O que acontece após uma colonoscopia? 


O paciente permanece em observação até que passe o efeito do sedativo. Pode haver desconforto pela distensão do intestino com ar e se não houver orientação contrária, a ingestão de alimentos pode ocorrer em seguida. Ao término do exame, o médico assistente dará as orientações sobre o exame. Na presença de sintomas como dor abdominal, sangramento ou febre entre em contato com o médico que realizou seu exame.